Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/18/2a/ambientetotal/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127
Projetos Socioambientais | Instituto Ambiente Total

Projetos Socioambientais

« voltar aos Projetos

O Projeto Socioambiental “VERDE ÁGUA”,que está sendo desenvolvido em Mogi Mirim, é uma parceria entre a SESAMM e o Instituto de Cooperação e Desenvolvimento AMBIENTE TOTAL, ele integra o PTTS – Projeto Técnico de Trabalho Social de Mobilização e Organização Comunitária do Programa de Saneamento para Todos do empreendimento: Complementação da Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto de Mogi Mirim, financiado pela Caixa Econômica Federal e iniciado em fevereiro de 2011.

O Projeto tem como objetivo contribuir para a adoção de boas práticas socioambientais com ênfase a sustentabilidade e que contemplem as interrelações do meio natural com o social.

Propõe o uso de ferramentas baseadas na educação ambiental, tendo como princípio modelos e instrumentos de gestão que visam um desenvolvimento sustentável na seguintes  práticas sociais: o Mapeamento Socioambiental e a Agenda 21 nas escolas.

O Mapeamento Sociambiental, feito através da metodologia do GREEN MAP SYSTEM, é uma ferramenta que encoraja os moradores do município a repensarem como a sua cidade está se desenvolvendo. Além disso, ele também é direto, universalmente entendido e eficiente para identificar os recursos e atividades disponíveis voltados para a sustentabilidade.

A Agenda 21 nas escolas utiliza a ferramenta metodologica  ECOESCOLAS que é um programa da FEE – Foundation for Environmental Education, onde o IAR – Instituto Ambiental Ratones é operador nacional e o IAT – Instituto Ambiente Total é o co-responsável no Brasil. Ela tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, visando mudanças de posturas dos diversos segmentos da escola em benefício do meio ambiente e a aplicação de conceitos e idéias de educação e gestão ambiental ao seu cotidiano.

Este programa é baseado em sete elementos ou passos que as escolas devem adotar como processo. Esses elementos ou passos foram criados para pontuar o processo, já que a estrutura é flexível para ser adotada por escolas que se encontrem em qualquer nível de desenvolvimento de atividades de cunho ambiental e que possuam diferentes recursos humanos e financeiros.

O projeto Socioambiental “VERDE ÁGUA” iniciou suas atividades 2011, e seus objetivos prevêem a contuinuidade de ações que busquem uma melhor relação entre homem e natureza.

25 escolas aderiram ao programa, sendo 16 municipais, 5 estaduais e 4 particulares.

Confira a lista de escolas que aderiram ao Projeto clicando aqui

Assista o video do Projeto Socioambiental VERDE ÁGUA clicando aqui

Viveiros

O que são os Viveiros do IAT?

+ Saiba mais